segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O que é o PATAMO ? Curso de Patrulhamento Tático Motorizado



O curso de Patrulhamento Tático Motorizado tem o objetivo de capacitar e treinar os operadores para o Patrulhamento Tático nas ruas trabalhando na preparação dos integrantes para o primeiro atendimento e atuação em ocorrência de crise. A principal meta da capacitação é desempenhar e instruir a prática das atividades que as equipes de Tático realizam nas cidades.  Além do trabalho nas ruas, o curso tem foco no patrulhamento ostensivo em áreas de alto risco; apoio a ações policiais de risco; e suporte técnico em ocorrências de alto grau de periculosidade, os operadores estarão capacitados a agirem de maneira mais técnica diante de situações com um grau maior de dificuldade oferecendo uma apoio com maior segurança as demais colegas.

As equipes  especializadas são classificadas como suporte e  atuam como primeira resposta em diversos cenários de ocorrências policiais, sejam em ambiente urbano ou rural. A especialização dos operadores se torna um diferencial, pois na grande maioria dos cursos espalhados nas PMs  e alguns realizados nas GCMs um dos principais requisitos é o voluntariado do candidato, de modo geral contribui demais na postura, doutrina, disciplina,  lealdade e procedimentos empregados durante o atendimento nas ruas. A vontade de trabalhar nas mais diversas ocorrências em especial no combate aproximado com a criminalidade é outro diferencial.

O curso também serve para aumentar o grau de profissionalismo dos participantes, o cursado terá conhecimentos doutrinários específicos para que exerçam de maneira técnica o policiamento tático, proporcionando a manutenção da ordem pública, agindo dentro dos preceitos da legalidade, proporcionalidade e necessidade. Além de integrar  ou estar apto para atuar nas equipes de ROMUs.

O Curso apresenta conceitos e características, como se organizam equipes operacionais, suas funções e atribuições. São ensinados procedimentos operacionais individuais e em equipe, com ênfase na devida conduta e postura do agente de aplicador da lei que executa o Patrulhamento Tático Motorizado. 

Os cursos de  Patamo têm por objetivo formar operadores e multiplicadores de uma doutrina específica de patrulhamento tático, desenvolvida para atuar como pronta resposta de uma Corporação  às quais as unidades são subordinadas. 

A doutrina de Patrulhamento Tático é voltada na distribuição de funções entre operadores de uma equipe, valoriza o treinamento constante, estabelece diretrizes de conduta e de atuação nas mais diversas atividades desenvolvidas, desde as abordagens a pessoas ou veículos, procedimentos em diversos locais (em atendimento de ocorrência ou não), técnicas de observação durante o patrulhamento de alto risco, dentre outras.

Forjar o patrulheiro tático e mostrar a necessidade de ser um pouco mais técnico, ter a frieza necessária e ter um pouco mais de ostensividade para poder enfrentar a criminalidade. Quanto mais especializado for o patrulheiro, melhor segurança vamos prestar a comunidade, e um melhor apoio as demais viaturas.
Algo que é frisado muito durante as instruções são as características de uma equipe de patrulhamento táticos que devendo sempre sem colocadas em pratica que são: agilidade, flexibilidade, dinamismo, rapidez e precisão. 

GCM Siderley Lima: pós graduando em Gerenciamento de Crises, graduado do curso de Gestão em segurança privada, instrutor e integrante da ROMU de Jandira, foi o coordenador de 5 edições do PATAMO, possui o Curso de Operações Especiais, Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor de 07 livros entre eles o ROMU: Um Guia Para os Patrulheiros Táticos de ROMU, é palestrante, escritor e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário