segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Livro : ROMU - ' Ronda Ostensiva Municipal



Em se tratando de uma ocorrência que exige uma pronta resposta e apoio, as ROMUs tem sido uma peça fundamental, mostrando a cada dia o preparo e sua devida importância no cenário municipal.

O pronto atendimento das ROMUs vão desde uma simples averiguação até a prisão de acusados de tráfico de entorpecentes, assaltantes, estelionatários, prisão de procurados e foragidos da justiça, escolta de presos, prisão de quadrilhas de criminosos, controle de distúrbios, entre outras ocorrências. 
A importância de implantar o policiamento tático é justamente um apoio mais rápido no serviço operacional. Uma equipe de Patrulhamento Tático é formada através do seguinte trinômio: Pessoal, Equipamento e Treinamento. É necessário selecionar realmente o pessoal, treiná-los constantemente, sempre manter suas técnicas atualizadas, e equipá-los com todo o equipamento necessário para cumprir as missões de forma eficaz e segura. Desta forma a corporação mostrara a cada dia maturidade não só no preventivo, mais também a pronta resposta em situações cruciais em ocorrências no qual exige o emprego da equipe treinada com maior força de impacto, utilizando um efetivo com treinamento especializado em policiamento tático, não podemos esquecer que a cada dia que as Guardas Municipais estão crescendo e tendo uma maior atuação na Segurança Publica, ou seja, a cada dia devemos estar preparados para atender todo tipo de ocorrência.

O objetivo principal de uma equipe tática é o apoio as demais viaturas durante o serviço e  em ocorrências no qual exige o emprego da equipe treinada, com maior força de impacto, utilizando um efetivo com treinamento especializado  em policiamento tático, entre as missões estão : Cumprimento de mandados de prisão; Captura de delinquentes fortemente armados; Resgate de pessoas mantidas reféns; Gerenciamento de crises envolvendo ocorrências com reféns; Atuação nas rebeliões, revistas  e fugas de presos na delegacia; Realização de bloqueios em conjunto com a PM ou Policia Civil; Escolta de presos ( Fórum, hospital, IML, CDPs, etc); Escolta e segurança de autoridades no município ( Poder Judiciário, Executivo e Legislativo); Policiamento em grandes eventos entre outras missões.


As equipes de patrulhamento tático seja ROMU ou outras siglas devem procurar melhorar a cada dia sua forma de atuação, seus métodos e seus procedimentos durante o serviço de policiamento  preventivo ou em especial o patrulhamento tático motorizado, mostrando que independente da situação, estão  prontas para diminuir os índices de criminalidade.


A ação das ROMUs  em muitas ocasiões deve ser rápida, inesperada, precisa, moderada e com altíssimo grau de sucesso em suas missões, reduzindo assim, o risco de expor vidas humanas e apoiar os demais colegas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário