terça-feira, 24 de abril de 2018

O homem de Operações Policiais Especiais

O HOMEM DE “ OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS
*Siderley Lima




O que diferencia um homem convencional e o de operações especiais é a superação dos limites que um corpo pode aguentar, levando em consideração a pressão psicológica durante o curso. Não é fácil ser um caveira, usando a frase “ Vontade de muitos e privilegio de poucos” ela resume bem o que é concluir um COEsp.
O operacional de operações especiais são homens que devido ao treinamentos e sua especialização, enfrentam a rusticidade de suas missões, sua larga capacidade de resistência, estão preparados  a superar obstáculos como:
· O terreno

· O tempo

· A fome
· A chuva
· O sono
· O desgaste físico e mental
· A solidão
· A distância.


No dia a dia algumas pessoas são viciadas em drogas, alguns em cigarros, outros em bebidas. Existe uma parcela de homens viciados na adrenalina operacional que o trabalho proporciona.
Na atividade policial uma pequena parcela faz parte de grupos que são viciados em chegar onde a maioria não chega, o vício principal do grupo é cumprir missões especiais. Uma vez que você se torna um deles e participa de um curso de Op Esp. é o suficiente para estar viciado..." Porém não são chamados de "dependentes de algo" e sim são chamados de " HOMENS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS. 


* Siderley Andrade de Lima, GCM de Jandira, exerceu a função de Supervisor responsável pela coordenação de cursos e treinamentos, ex-subcomandante. É consultor de segurança patrimonial, graduado do curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do blog sobre segurança http://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/; Colunista do site de segurança www.dicaseg.com; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros Manual Básico do Instrutor de Armamento e Tiro e Sobrevivência Policial no Confronto Armado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário